quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SÍNDROME DE WELLENS (BLOG DE CARDIOLOGIA ON LINE)

Muito interessante o relato de caso de síndrome de Wellens publicado pela Dra Márcia Cristina, no blog  Cardiologia on line.

Chama atenção o ECG inicial com alteração discreta do ECG, inversão de T em aVL e T plus-minus em V2. Mérito de quem atendeu o paciente.
Os pacientes que tenho visto com Wellens todos tinham ECG inicial pouco alterado, inespecífico. Nos traçados realizados nos dias seguintes, surge o padrão típico, quando geralmente o paciente encontra-se assintomático, isto é, após melhorar da angina.
O que temos observado com certa frequência é pacientes com IAM ser mal atendidos nos serviços de urgência/emergência, liberados com SCA, ou mais frequentemente, pacientes com IAM com supra de ST não realizarem reperfusão. Por outro lado, mutos pacientes são internados e encaminhados para hemodinâmica de forma inadequada, com condições como hipercalemia, HVE, cardiopatia crônica com BRE, etc.
Estes pacientes com síndrome de Wellens geralmente evoluem bem com angioplastia e stent.
Veja este exemplo aqui do nosso blog (7 de maio de 2011): relato e discussão.

Fonte:
Cristina, M. Sessão de caso clínico: dor torácica na emergência. Nucleos de Estudos em Cardiologia On line. Acesso: 12/02/2013.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

APLICATIVO ECG PRATICO PARA IPHONE/IPAD

Mais um aplicativo desenvolvido por mim, disponível para dispositivos iOS: iPhone/iPad.

Trata-se do aplicativo "ECG Pratico", que consiste de um e-book básico de ECG (baseado no nosso livro e no conteúdo desse blog) e ferramentas que permitem o cálculo de parâmetros como o QTc (por Bazett e Hodges), algoritmos para a determinação do eixo elétrico no PF, diagnóstico de hipertrofias, taquicardias de QRS largo, incluindo o algoritmo de Brugada e aVR (Vereckei).
Disponível na Apple Store. Estas ferramentas constituem um diferencial no aplicativo. Eis algumas telas  (screenshots)





Screenshots do App ECG PRATICO (iPhone e iPad).